segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Deus criou para nós cuidarmos.

Imagem da Internet

No livro que uso com as crianças há um capítulo em que é sujerido para que nós Catequistas falemos sobre o meio ambiente.
É muito importante que expliquemos desde criança que devemos ter respeito pelo meio em que vivemos, com as pessoas, animais, plantas, pois tudo foi criado com muito Amor, e assim devemos preservar.
Ontem tratei desse assunto com as crianças, apresentei a elas a carta da Terra de seus princípios. Um dos meus melhores amigos foi ao encontro para me ajudar. Ele faz Automação Industrial pela UTFPR, e foi explicar um pouquinho para as crianças sobre a separação de materiais, reciclagem, renovação e reutilização.
Começamos o encontro com uma dinâmica. Entreguei uma bolinha de papel a cada grupo (dividi a turma em equipes), e disse que era para eles "esconderem" a bolinha de papel no lugar mais adequado que eles acham. Pois bem, cinco minutinhos e pronto. Cada um escreveu em seu caderno o local e o por quê do local.
Voltaram para a sala e começei a explicar sobre a carta da Terra.
Seus princípios são os mesmos deixados por Jesus: igualdade, fraternidade, amor...
Terminando isso, meu amigo tomou o encontro. Perguntou para as crianças aonde eles esconderam o papel, e só um grupo "escondeu" no lixeiro. E o motivo deles: "Escondemos no Lixeiro, pois lá é o lugar de lixo, assim cuidamos do meio ambiente".
Passou então a explicar sobre a reciclagem de materiais, e reulização. Falou um pouco de energias limpas, e como sua faculdade é voltada a Eletricidade, explicou para elas sobre como a Energia Hidrelétrica é formada. As duvidas foram aparecendo algumas perguntinhas explicadas.
Pois bem, de tudo o que ficou foi o respeito ao próximo, ao meio ambiente e o cuidado com o desperdício.